Amigos que me acompanham

sábado, 23 de maio de 2015

Ávila - I


Dedal em porcelana de  Ávila que é um município da Espanha na província de Ávila, comunidade autónoma de Castela e Leão, de área 231,9 km² com população de 53 794 habitantes (2007) e densidade populacional de 231,97 hab./km². A cidade de Ávila é banhada pelo rio Adaja. Possui um clima de tipo continental, com verões quentes e invernos frios.
História
Conhecida como Abila em latim e parte da província da Hispânia no tempo do Império Romano.
Ávila é uma cidade muralhada
e apresenta-se fortemente marcada pela história, sobretudo dos séculos XII e XV. A muralha, com 2,5 km de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. As portas de Alcazar e de S. Vicente localizam-se na parte mais antiga, voltada a oriente, sendo a mais monumental; na sua face norte apresenta reminiscências mouriscas. A cidade foi ocupada pelos Árabes no século VIII e conquistada por D. Afonso VI em 1088.
Texto: Wikipédia

30 comentários:

  1. Lindos dedais de Ávila! Gostei de saber da história! abraços,chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo seu precioso comentário e apoio constante que me tem dado.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Excelente coleção de Dedais , com fundamento histórico .
    Beleza fantástica fruto de um trabalho minuncioso em cada dedal .
    Abraço e Bom fim de semana :)
    Luis Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo seu precioso comentário e apoio.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Que coleção linda!
    Já vi que é uma verdadeira paixão!
    Vou espreitar as outras preciosidades!
    Bom sábado

    ResponderEliminar
  4. Qual deles o mais bonito!
    Parabéns.

    Bom sábado, beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo seu precioso comentário e apoio.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Olá, Francisco!

    Peço desculpa por aparecer sem convite, mas li o comentário k deixou na casa com gavetas encantadas, e pronto, cá estou.

    Para além da excelente lição de História sobre a cidade de Ávila, fiquei a conhecer os colecionadores e algumas peças da vossa coleção., giríssimas, por sinal.

    Parabéns elo novo blogue!

    Bom fim de semana.

    Abraços para o Francisco e para a Idalisa (Lisa). Não conhecia este nome próprio, na nossa Língua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha amiga não tem que pedir desculpa pois é muito bem vinda a este blogue que criei para mostrar a colecção de dedais que fui fazendo ao longo do tempo com a minha mulher.
      Um abraço e um bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Retificando: afinal as gavetas não são encantadas, a casa é k é. Estou a referir-me ao blogue onde li o seu comentário.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Oi Francisco, entrei pela primeira vez aqui e adorei.
    Conta-nos histórias que eu jamais imaginaria
    Parabéns
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado minha amiga e é muito bem vinda a este meu novo blogue que criei para mostrar a colecção de dedais que fui fazendo ao longo do tempo com a minha mulher.
      Um abraço e um bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Adoro!
    Sempre que vou a algum local gosto de trazer uma recordação. No entanto, não gosto de trazer coisas repetidas, mas há sítios que não têm um objeto característico, por isso decidi fazer uma coleção de dedais. Ainda é pequena, mas espero que vá crescendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que aconteceu com a minha colecção de dedais, foi crescendo na medida de alguns passeios e viagens que fui fazendo e trazia como recordação um dedal.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Fantastic thimbles!
    Pozdrawiam serdecznie :)

    ResponderEliminar
  10. Hola, Paso a conocerte y agradecer tu visita a mi blog,
    Este dedal es precioso.
    Me hago seguidora tuya para no perder tus próximos dedales.
    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo seu precioso comentário e visita ao meu blogue.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  11. É o terceiro blog de DEDAIS que eu conheço. Os três são belíssimos.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado minha amiga pelo seu precioso comentário e apoio.
      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Beautiful thimbles from wonderful place.Hugs!

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Francisco!
    Lindos!!! Gostei muito.
    Abraço e a continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Olá Francisco
    Desculpas por aparecer sem convite e na minha ousadia já seguindo este belo espaço. Conheci este hobby interessantíssimo através de duas amigas blogueiras e agora aqui extasiada contemplando seu riquíssimo acervo.
    Parabéns pela coleção esplêndida! E que preciosidade este dedal, muito lindo
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha amiga não tem que pedir desculpa pois é muito bem vinda a este blogue que criei para mostrar a colecção de dedais que fui fazendo ao longo do tempo com a minha mulher.
      Um abraço e um bom Domingo.

      Eliminar
  15. Francisco , parabéns a você e à Idalisa pela coleção de dedais . São lindos . E cada um tem sua história . Muito bom ! Abraços ao casal e ótimo domingo .

    ResponderEliminar
  16. The second one is beautiful. I am waiting for more and more :) Pozdrawiam!

    ResponderEliminar
  17. Além dos belos dedais, nos trouxe a história, enriquecedora. Gostei de ler sua postagem.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...