Amigos que me acompanham

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Andorra




Andorra oficialmente Principado de Andorra e por vezes Principado dos Vales de Andorra (em catalão: Principat de les Valls d'Andorra), é um pequeno país europeu localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Actualmente, a população de Andorra está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo.

O principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, embora represente apenas 0,22% do total de catalanófonos da Europa, a maioria deles distribuídos na Catalunha, Valência e Baleares. No seu território também são falados o castelhano, o português e o francês, nesta ordem de números de falantes.

Andorra também é o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano. Sua capital é a cidade de Andorra-a-Velha, também conhecida como Andorra la Vella.

Texto: Wikipedia

26 comentários:

  1. Dedal muito bonito. E colorido!
    E mais uma lição..
    Um bom dia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Lindo dedal
    Não conheço Andorra, mas tenho lá família.
    Mais um para embelezar a colecção.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Andorra e um lugar muito agradável e com paisagem fabulosas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Tem um belo colorido!
    Ainda não conheço Andorra!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga e Andorra tem paisagens de montanha maravilhosas.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Mais um Momento de pura Beleza , acompanhado de informação útil :)
    Abraço
    Luis Sousa

    ResponderEliminar
  6. Que legal esse dedal, por aqui nunca vi assim de porcelana, somente uns de ferro que minha mãe tinha e eu adorava brincar colocava nos dedos perdia e depois tinha que achar para não apanhar. Também gostei muito de saber da existência desse país que eu desconhecia, me despertou o desejo de conhece-lo um dia.
    Tenha um ótimo dia

    ResponderEliminar
  7. Mais um belo e colorido dedal de uma terra tão bonita !

    Um beijinho aos dois

    ResponderEliminar
  8. Um dedal lindo e bem colorido.
    Não conheço Andorra mas tenho intenção de um destes dias visitar.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. As cores desse bonito dedal encanta os olhos Francisco
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Muy colorido y divertido es este dedal.......
    Saludos

    ResponderEliminar
  11. Beautiful thimble!
    Pozdrawiam serdecznie :)

    ResponderEliminar
  12. Tenho um parecido de Madrid e gosto muito.

    ResponderEliminar
  13. Mais um país tão bem representado, por estas pequenas e maravilhosas peças...
    Impressionante! Adorei o colorido.
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...