Este é o meu signo
Muito sensível e facilmente vulnerável ao seu interior, deixando a impressão para os outros de um escudo impenetrável, seguro e muito tenaz. Protector e fiel da família, com um sentimento instintivo pelo ‘clã’ e, na política, pelo patriotismo. É intuitivo na hora de conhecer a atmosfera que o rodeia. É susceptível e leva as coisas a sério. Simpático, imaginativo, sentimental e reservado, gosta de guardar coisas e recordar o passado. Tem muito cuidado com o dinheiro e sabe economizá-lo. É perspicaz, sagaz e com uma memória excelente. Pode ser egoísta e tranquilo. No amor é sensível e romântico, com muito instinto maternal na mulher, assim como protector no homem. Costuma ser possessivo.
O signo e a natureza:.
Com a passagem do sol ao solstício de verão, no momento em que ele perfaz sua mais longa e elevada trajectória, as plantas geralmente atingem seu tamanho natural. Agora, elas adquirirão maior consistência, e seus frutos intumescerão graças à afluência da seiva, que sobe ininterruptamente, como se accionada fosse por uma bomba que nem por ser invisível deixa de ser menos perfeita. Este signo de Água em plena acção é regido pela Lua e nos mostra a vegetação em sua forma mais deslumbrante.
Os Alquimistas aqui terminam seu primeiro trabalho e meditam a respeito da subida da seiva: eles se perguntam por que este fenómeno não obedeceu às leis do peso, observando as trepadeiras e as plantas mais altas que se projectam em direcção ao céu, enquanto a seiva, entre a casca e o tronco, avoluma-se e invade todas as porosidades. Eles crêem que certas propriedades permanecem escondidas às observações objectivas do homem, evocando deste modo o símbolo do signo, o caranguejo que se esconde sob a pedra no fundo do riacho.
Esta analogia vale para o próprio riacho: da nascente ao rio, ele corre seguindo as circunvoluções do terreno, segundo sua fantasia. Nada pode parar-lhe, ele transpõe as barragens e vence os obstáculos. É a estas leis que obedece a subida da seiva.
Os nativos de Câncer são de natureza passiva. Eles mostram mais força de inércia do que de vontade própria, vivendo segundo seus caprichos ou suas fantasias, aceitando todo constrangimento – até que chega o momento no qual uma simples gota faz o copo transbordar.
Os Alquimistas conhecem também, por analogia, o uso da água viva que eles vão procurar na natureza e que contém as partículas viventes que enriquecem a Turfa[2] no decurso das contínuas operações de humidificação e secagem a que é submetida. Eles lembram também dos Trabalhos de Hércules que evocam esta força invisível a empurrar a seiva de baixo para cima para ajudar a planta a se endireitar e atingir seu apogeu, força bem mais manifesta do que a evidenciada pela bem conhecida experiência da prensa hidráulica de Pascal.
“Os químicos queimam com o fogo, nós com a água”, dizem os Alquimistas. Com efeito, o fogo exterior não lhes serve para nada além de secar a Matéria.
A título de curiosidade, recordo a impressão que tinha no verão no hemisfério norte, a qual pode ser minimamente transposta para o nosso verão. O sol de Julho chegava de maneira indirecta, através de seu reflexo nas coisas; há mais atenção na natureza do que no céu. Em Agosto, o sol – tão quente em Nova Iorque, onde morei – praticamente pesa sobre as cabeças das pessoas. É como se a natureza lhe cedesse a vez na atenção. Tenho a impressão de que algo semelhante acontece nos meses de Janeiro e Fevereiro no Rio de Janeiro. (Observação de Pedro Sette Câmara)
Segundo António de Morais Silva, turfa designa um “carvão fóssil, resultante da fermentação de musgos e plantas aquáticas no seio de águas claras, lentas e de temperatura relativamente baixa”. O Larousse du XXe siècle acrescenta que, em jargão alquímico, turfa dos filósofos é como era conhecida “a redução do mercúrio, isto é, a redução de um metal a mercúrio”. A origem etimológica desse vocábulo remonta ao latim turba, o qual passou ao alemão arcaico como Zurff, logo evoluído para Torff. A língua inglesa por sua vez registra turf.
A experiência referida deitou os fundamentos da hidráulica moderna. Consistiu no seguinte. Um barril cheio de água foi tampado e, na tampa, abriu-se um pequeno furo, tapado com uma rolha. Através da rolha foi metido um tubo, pelo qual era possível introduzir mais água no barril. O objectivo era verificar quanto da pressão exercida sobre a superfície de um volume líquido se transmite aos demais pontos. Abriram-se outros furos em diversos níveis do barril, e a água que desses furos jorrava tinha intensidade muito superior à da pressão originalmente aplicada na superfície. Dessa constatação resultaram inúmeras aplicações técnicas de utilidade prática.
Texto: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/jv/jv2/horos.html
Parece que há um pouco deste signo em si!!! =)
ResponderEliminarGostei de exemplar...bj
...Boa noite e bj
ResponderEliminarGostei do dedal! abraços, tudo de bom( Aqui na torcida por Portugal.Falta Pooooooouco!!) Boa sorte! chica
ResponderEliminarAnother nice thimble :)
ResponderEliminarPozdrawiam serdecznie!
Não ligo muito a signos...
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Estou curiosa para ver o que se diz do meu signo. Continuo à espera do Capricórnio, eh eh eh...
ResponderEliminarUm abraço
Mais uma bonita peça desta colecção... que estou a adorar, também pelo tanto que cada post, nos dá a conhecer sobre cada signo... e neste caso, sobre si, Francisco!...
ResponderEliminarAbraço! Boa semana!
Ana
Muito bem, lindo-É também o do meu filho. a 19
ResponderEliminarBeijo e uma semana feliz
Coisas de Uma Vida 172
Looking forward to seeing the Libra thimble Francisco, my sign 😃 J'adore the Paris and Versailles thimbles.
ResponderEliminarÉ muito bom saber o significado de cada signo Francisco!
ResponderEliminarAdorei o dedal.
Bjs e uma ótima semana.
Carmen Lúcia.
Kolejny piękny naparstek do kolekcji.
ResponderEliminarPozdrawiam
Olá Francisco
ResponderEliminarMuto interessante a história, a colação está cada vez mais de peso.
Abraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Muy apropiado este signo para este mes
ResponderEliminarSaludos!
Muy apropiado este signo para este mes
ResponderEliminarSaludos!
Gostei de conhecer um pouco de você, belo dedal.
ResponderEliminarAbraços
Tânia Camrgo
Gostei de conhecer um pouco de você, belo dedal.
ResponderEliminarAbraços
Tânia Camargo
Este é o meu signo! Gostei.
ResponderEliminarUm abraço
Gostei!
ResponderEliminarBoa semana
Então, aqui está o dedal do meu signo. E bem bonito!
ResponderEliminarEstoy casada con un cancer.......
ResponderEliminarSaludos
Śliczny ;)
ResponderEliminar