Amigos que me acompanham

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Endeavour


Dedal em porcelana com o navio HMS Endeavour que em 1768 levou James Cook como comandante escolhido para levar os membros da Royal Society ao Taiti, para observar o trânsito de Vênus, na primeira expedição científica pelo Pacífico. O astrónomo encarregado da observação do evento, Charles Green, faleceu durante a viagem, quando o navio passava por Batávia (antigo nome de Jacarta, capital da Indonésia). Cook esteve em Novembro de 1768 no Rio de Janeiro, mas os tripulantes não receberam permissão para aportar, ficando reclusos nas embarcações e sob vigia das autoridades portuguesas. O famoso naturalista Joseph Banks, que participava da expedição, teve momentos fortuitos e conseguiu recolher 320 espécies vegetais nos arredores da cidade, segundo o livro de John Hawkesworth, "An account of the voyages undertaken by the order of his Present Majesty for Making Discoveries", Londres 1773. 

Staffordshire / Fine Bone China / Made in England

 

11 comentários:

  1. Mais uma pérola em dedal que elogio.
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  2. Jestem zachwycona pięknem tego naparstka. Miłego wieczoru😊

    ResponderEliminar
  3. Belleza de reliquias que nos muestras y de historias que nos cuentan en sus viajes... Gracias, abrazo para ambos y bonito fin de semana!

    ResponderEliminar
  4. Un placer pasar por tu blog, Saludos de fin de Semana

    ResponderEliminar
  5. Cada um mais bonito que o anterior.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! Mais um dedal belíssimo, com um fantástico suporte informativo, que nos permite aprofundar conhecimentos, sobre o navio em questão!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Muy lindo el dedal y la historia que trae...que sigas teniendo una buena semana Francisco!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...