Amigos que me acompanham

sábado, 18 de novembro de 2017

Azulejos de Portugal (5)

Dedal baseado nos antigos azulejos portugueses com as suas cores característica o azul e amarelo e este com uma variante em vermelho.


******************


O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitectura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.

Os temas oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos, vegetalistas etc) aplicados a parede, pavimentos e tectos de palácios, jardins, edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação e públicos.

Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos, onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simples elemento decorativo de pouco valor intrínseco. Este material convencional é usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de modo prático. Mas nele se reflecte, além da luz, o repertório do imaginário português, a sua preferência pela descrição realista, a sua atracção pelo intercâmbio cultural. De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

Texto: Wikipédia

16 comentários:

  1. Boa tarde . Lindos desenhos em antiguidade. Gostei do dedal.

    Bjos
    Fim de semana feliz.
    Hoje, no nosso blogue, um pequeno texto sobre gratidão.

    ResponderEliminar
  2. Great post dear, so nice and interesting.
    Like it so much!

    Have a nice weekend, darling! New post is on my blog.
    Visit me, and follow. Hope see you soon. Maleficent

    ResponderEliminar
  3. Gosto da imitação ao antigo! :)

    .
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Lindo os azulejos de Portugal,adoro.Lindo também ficou o dedal assim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Uma maravilha.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Kolejny piękny płytkowy naparstek:)Pozdrawiam

    ResponderEliminar
  7. Następny piękny naparstek w azulejos. Dobrej niedzieli

    ResponderEliminar
  8. A cual mas bonitos de todos los que has mostrado.
    Buen domingo.
    Saludos

    ResponderEliminar
  9. Dedais lindos como sempre.
    Agora temos belas imitações destes azulejos.
    Aqui na minha casa temos uma parede linda com eles.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. Belíssima esta magnifica colecção de dedais, que nos tem mostrado, Francisco, representativa da azulejaria portuguesa... e aqui está mais uma das suas peças... que adorei apreciar!
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...